Entendendo o significado e a importância dos valores

15 abr

Valor é aquilo que consideramos importante, são nossas verdades profundas. Para o antropólogo Clyde Kluckhohn, no livro Um Espelho para o Homem, valor é “uma concepção do desejável explícita e implícita, característica de um indivíduo ou grupo, e que influencia a seleção dos modos, meios e fins da ação”.  Ou seja, são os valores que orientam nossas ações e existem, consciente ou inconscientemente.

Da mesma forma, nas empresas os valores também estão presentes. A questão é que nem sempre são explícitos, gerando margem para que cada profissional atue com base nos valores que tiver ou que lhe for mais conveniente. Sem definir valores, objetivos e metas estratégicas podem ser alcançados de diversas formas. Exemplificando, o objetivo de aumentar o volume de vendas pode ser realizado com a cooperação entre todos os vendedores se cooperação for um dos valores da empresa ou com competição entre eles, se o valor praticado for a competição. Um problema com um fornecedor pode ser resolvido com respeito ou com agressividade, o desligamento de um profissional pode ser feito com arrogância ou com humildade. E assim, os mais diferentes posicionamentos da liderança ocorrem a partir de valores declarados ou não, ou seja, toda ação tem como base um conjunto de valores, sejam conscientes ou não, explícitos ou não.

Então, quando cada líder atua de acordo com um diferente conjunto de valores, os liderados também assim o fazem, o que multiplica a possibilidade de conflitos e posicionamentos que diferem entre si, dificultando a sustentabildade da gestão. Na medida em que os valores praticados pela liderança são os mesmos e estabelecem diretrizes compartilhadas por todos colaboradores haverá maior coerência nas decisões e ações, menor necessidade de centralização e uma melhora no ambiente, uma vez que haverá clareza e uniformidade nos posicionamentos.

No entanto, esse não é um processo fácil de ser estabelecido, porque as pessoas são diferentes, pensam e sentem de forma específica. Há empresas onde convivem baby-boomers (os nascidos entre 1945 e 1964), o pessoal da geração X (nascidos entre 1965-1977) e da geração Y (nascidos a partir de 1978). Sabemos que as diferenças entre eles são significativas.

Então, além das diferentes gerações, há diferenças culturais, de gênero e sócio-econômicas, residindo, aí, a grande dificuldade de conseguir que pessoas com visões diferentes do mundo trabalhem juntas. No entanto, o que pode uni-las são os valores pelos quais direcionam suas vidas. Como explica Stephen Covey, “ao lidar com veteranos, ou baby-boomers, ou pessoal das gerações X e Y – que têm diferentes sistemas de valores e vêem a vida sob óticas diversas -, só há uma coisa que os pode unir: princípios atemporais, universais, que possam ser a base para a formulação de uma visão e um sistema de valores comuns.”(COVEY, Stephen. O 8º Hábito).

Assim, independentemente das diferenças existentes, os colaboradores precisam ser orientados quanto à importância do alinhamento dos valores, por facilitar e tornar mais rápido qualquer processo, além de favorecer maior vínculo e sentimento de pertencer a um lugar onde se sabe o que é possível esperar e obter. Para tanto, os valores devem ser utilizados como um dos critérios de seleção, pois muitas vezes é mais fácil qualificar tecnicamente um profissional, do que estimular a mudança de valores já arraigados. Por vezes, a admissão dos colaboradores é baseada em critérios de conhecimento, formação escolar, experiência empresarial anterior, mas não se presta atenção aos valores e, freqüentemente as atitudes e comportamentos, derivados da inadequação dos valores são os causadores da ruptura de vínculos entre o profissional e a empresa.

Certa vez fui chamada para auxiliar a liderança de uma empresa, onde o conflito foi instalado pela presença de um diretor, cujos valores eram completamente diferentes dos da presidência e dos outros diretores. Assim, ele causava problemas constantes em todas as reuniões e começou a dividir a empresa em feudos, uma vez que sua gestão tinha como valor o conflito e a presidência tinha como valores a gentileza e a educação nos diversos relacionamentos estabelecidos. No final, após vários meses de problemas consecutivos, a solução foi a demissão desse profissional, o que foi muito desgastante, pelo custo emocional de todos os envolvidos.

Os valores são também um dos norteadores dos feedbacks e das avaliações. Quando assim utilizados possibilitam que haja um constante realinhamento de expectativas, assim como uma orientação clara do desempenho.

About these ads

2 Respostas to “Entendendo o significado e a importância dos valores”

  1. nicolly 24/10/2012 at 8:33 PM #

    os valores sao a queles que nos fazem ter valores nas coisas.

  2. Debora Berkt 23/02/2012 at 12:14 PM #

    bom se isso mesmo que esta escrito blog que os antropologos
    pesquisaram e bem logico com minha obs:ser humamo esta bem competitivo
    tem uma carateristica igual q tenho obs entre meus amigos ,que hoje x e y ,que achava que eram meus amigos e parentes ,sao os que competi com vc os valores estao ficamos isolado as vzs da vida social sinceramente qria q fosse diferente
    a concorrrencia e :
    _beleza
    _dinheiro
    -valores
    -corpo
    -que ganha mais
    -carro melhor
    so estou tanto alguns exmplo que eu vejo em minha cidade e na capital gaucha onde sempre estou la
    o que vale hoje são os valores nao e o carater da pessaos sim o q tu tem
    fico despcinados com seres
    hoje nao posso dizer se tenho amigos e parentes
    fico mais na minha ao meus 38 anos ,isolada pessoas q se acham melhor q eu ….

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: