O líder indikabem

Nesta última semana estive com alguns líderes tanto para treinamentos como para coaching e fiquei pensando o valor do líder que “indikabem”, parafraseando o site da Cris Monteiro.

Quem é esse líder? É toda e qualquer pessoa capaz de influenciar outras a caminhar para uma determinada direção, “indikada” Ou seja, estamos falando de profissionais, amigos, pais, professores, pessoas que “indikan” direções.

O que faz esse líder? Nas empresas, ponto central desta reflexão, o Líder “Indikabem” é o responsável por transformar visões, sonhos,em objetivos claros e diretos. É quem “indika” o foco, é quem constrói com sua equipe o caminho a ser percorrido, sem dúvidas ou indecisões. O líder que “indikabem” não coloca em primeiro lugar seus interesses pessoais. O que “indika” contempla a equipe, onde está inserido, assim como a empresa. Trabalha com um propósito cujo sentido traz benefícios diretos ou indiretos para todos, mobiliza valores e causas comuns.

O líder “indikabem”, lembrando e honrando os ensinamentos do saudoso Prof. Carlos Monteiro, pergunta: “Vocês estão comigo”? Não sai na frente sem olhar se todos estão juntos. Estabelece um ritmo possível de ser acompanhado por todos e, na medida em que as dificuldades aparecem, cuida para que sejam resolvidas, trabalhando para o desenvolvimento dos profissionais de quem sabe ser responsável.

É esse líder que tem entusiasmo pelo caminho a ser percorrido. Não apenas “indika”, mas segue junto, inspira, vibra com a “indikação”. É quem energiza a equipe, apostando na energia mental e emocional positivas. É o líder que tem paixão e integridade, por isso tudo que “indika” tem alma, tem cor, tem vida!!!

Pela força da “indikação”, a equipe responde aos estímulos com vibração e segue em frente.  Quem “indika”, ensina. É o papel do líder coach que também está presente, orientando, acompanhando, avaliando, dando feedback, corrigindo desvios de rota.

E o que dizer do líder que é capaz de “indikar” seus colaboradores para outras áreas, direcionando-os para outros desafios sem medo de ter que recomeçar o trabalho e de formar uma nova equipe?

Esses líderes fazem parte de um grupo de pessoas que enxergam sua missão de desenvolver pessoas como mais importante do que qualquer egoísmo ou conforto pessoal. “Indikam” bons profissionais para brilharem em outras equipes. “Indikam bem” e se tornam responsáveis por novos caminhos, novas direções.

Assim como caminhos e promoções, o líder “indikabem” está sempre no comando, assume a responsabilidade por “ser” líder e não apenas ocupa um cargo de remuneração e status diferenciados. Sua fala é direta e assertiva, ao mesmo tempo que sua escuta é ativa. O novo não o assusta, assim questiona procedimentos, inova, desafia-se e desafia.

Quem sabe você é um desses líderes ou ainda é liderado por alguém assim, ou talvez queira ser assim.

Seja qual for seu caso, reflita sobre seu papel e de quanto é importante deixar seu legado, sua marca, “indikandobem”!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s